quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto realiza entrevistas e coletas na Zona Urbana e Rural do nosso município

O projeto científico Uso Medicinal de Plantas no Contexto da Reapropriação Social da Natureza pela Comunidade do Município de Lajes está em seus momentos finais de trabalhos. 

Entre as diversas atividades já realizadas, destacam-se as entrevistas feitas nos bairros e comunidades rurais de nosso município, onde foram entrevistadas pessoas com idade média acima de 35 anos, informando as diversas plantas medicinais utilizadas e produzidas em seu dia a dia. 

Casos como o da Sra. Maria Eunice, de 80 anos, cultivadora de plantas medicinais, onde realiza a produção de diversas garrafadas utilizadas em problemas localizados no ovário, como também do comerciante Geraldo Pintado, foram destaques nesta etapa do projeto. 

Dentre as espécies mais citadas pelo lajenses nas entrevistas, destacamos o uso abundante de plantas como a hortelã, a romã, a cidreira, a aroeira e o mastruz. 

Dando continuidade às atividades propostas pelo projeto, os alunos da escola estadual Pedro II, juntamente com a Sra. Maria de Lourdes (coordenadora), Maria Lucimar (professora supervisora), e os graduandos Gabriela Martolino, Gideão Fernandes, Íkaro Patrício e Maria do Socorro, se deslocaram as comunidades rurais de nosso município com o objetivo de realizar coletas de materiais para uma comprovação cientifica em fins medicinais. 
Aluna Luana Beatriz entrevistando a Sra. Maria Eunice.
Alunos E.B, ao lado do grande comerciante de ervas medicinais do nosso município,
Geraldo Pintado.
Dra. Lourdinha Arruda, juntamente com a professora Lucimar, realizando coletas de 
materiais na Fazenda de Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário